terça-feira, 25 de junho de 2013

Momento do Angelus

 
 
 
 
 
ANGELUS
Praça São Pedro

Domingo, 23 de junho de 2013
 
 
 
 
Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal



''Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
No Evangelho deste domingo ressoa uma das palavras mais incisivas de Jesus: “Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salva-la-á” (Lc 9, 24).
Aqui há uma síntese da mensagem de Cristo, e é expressa com um paradoxo muito eficaz, que nos faz conhecer o seu modo de falar, quase nos faz ouvir a sua voz…
Mas o que significa “perder a vida por causa de Jesus”? Isso pode acontecer de dois modos: explicitamente confessando a fé ou implicitamente defendendo a verdade. Os mártires são exemplos máximos do perder a vida por Cristo. Em dois mil anos há uma série imensa de homens e mulheres que sacrificaram a vida para permanecerem fiéis a Jesus Cristo e ao seu Evangelho. E hoje, em tantas partes do mundo, há tantos, tantos, – mais que nos primeiros séculos – tantos mártires que dão a própria vida por Cristo, que são levados à morte para não renegar Jesus Cristo. Esta é a nossa Igreja. Hoje temos mais mártires que nos primeiros séculos! Mas há também o martírio cotidiano, que não comporta a morte, mas também esse é um “perder a vida” por Cristo, cumprindo o próprio dever com amor, segundo a lógica de Jesus, a lógica da doação, do sacrifício. Pensemos: quantos pais e mães todos os dias colocam em prática a sua fé oferecendo concretamente a própria vida pelo bem da família! Pensemos nisto! Quantos sacerdotes, frades, irmãs desenvolvem com generosidade o seu serviço pelo reino de Deus! Quantos jovens renunciam aos próprios interesses para dedicar-se às crianças, aos deficientes, aos idosos… Também esses são mártires! Mártires cotidianos, mártires do dia-a-dia!
E depois há tantas pessoas, cristãos e não cristãos, que “perdem a própria vida” pela verdade. E Cristo disse “eu sou a verdade”, então quem serve à verdade serve a Jesus.
Uma dessas pessoas, que deu a vida pela verdade, é João Batista: propriamente amanhã, 24 de junho, é a sua grande festa, a solenidade do seu nascimento. João foi escolhido por Deus para preparar o caminho diante de Jesus, e o indicou ao povo de Israel como o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cfr Jo 1, 29). João consagrou-se todo a Deus e ao seu enviado, Jesus. Mas, no final, o que aconteceu? Foi morto por causa da verdade, quando denunciou o adultério do rei Herodes e de Herodíades. Quantas pessoas pagam por preço caro o compromisso pela verdade! Quantos homens justos preferem ir contracorrente, de modo a não renegar a voz da consciência, a voz da verdade! Pessoas justas, que não têm medo de ir contracorrente! E nós, não devemos ter medo! Entre vocês há tantos jovens. A vocês jovens digo: não tenham medo de ir contracorrente, quando nos querem roubar a esperança, quando nos propõem estes valores que estão danificados, valores como a comida estragada e quando uma comida está estragada, nos faz mal; estes valores nos fazem mal. Devemos ir contracorrente! E vocês, jovens, sejam os primeiros: vão contracorrente e tenham este orgulho de ir contracorrente. Avante, sejam corajosos e vão contracorrente! E sejam orgulhosos de fazê-lo!
Queridos amigos, acolhamos com alegria esta palavra de Jesus. É uma regra de vida oferecida a todos. E São João Batista nos ajuda a colocá-la em prática.
Neste caminho nos precede, como sempre, a nossa Mãe, Maria Santíssima: ela perdeu a sua vida por Jesus, até a Cruz, e a recebeu em plenitude, com toda a luz e a beleza da Ressurreição. Maria nos ajude a fazer sempre mais nossa a lógica do Evangelho.''

terça-feira, 18 de junho de 2013

Resumo dos 21 Concílios

Os 21 concílios ecumênicos da Igreja.

Os Concílios ecumênicos (universais) realizados pela Igreja, em número de 21, foram marcos importantíssimos na sua História, tendo em vista principalmente as definições da doutrina católica ao longo do tempo, vencendo os erros e heresias que comprometiam a sã doutrina da fé. Esses Concílios, bem como a história dos papas, formam como que a coluna vertebral da História da Igreja e o trabalho do Magistério.

     Disse certa vez o Papa Paulo VI que quem não ama a Igreja, não ama Jesus Cristo; uma vez que a Igreja é o Seu próprio Corpo místico. Falando a respeito dos Concílios da Igreja, disse o Papa João Paulo II, em 7/7/96: Como se sabe, um papel particularmente significativo foi desempenhado pelos primeiros quatro Concílios, celebrados entre os anos 325 e 451 em Nicéia, Constantinopla, Éfeso e Calcedônia. Para além dos acontecimentos históricos, em que cada um deles se coloca e apesar de algumas dificuldades terminológicas, eles foram momentos de graça, através dos qual o Espírito de Deus concedeu luz abundante sobre os mistérios fundamentais da fé cristã. E como se poderia minimizar a sua importância? Neles estava em questão o fundamento, diria o centro mesmo do Cristianismo.





Em Nicéia e Constantinopla, determinou-se com clareza a fé da Igreja no mistério da Trindade, com a afirmação da divindade do Verbo e do Espírito Santo.

 Em Éfeso e Calcedônia discutiu-se a respeito da identidade divino-humana de Cristo. Diante de quem era tentado a exaltar uma dimensão em desvantagem da outra ou de dividi-las em prejuízo da unidade pessoal, foi claramente afirmado que a natureza divina e a natureza humana de Cristo permanecem íntegras e inconfundíveis, indivisas e inseparáveis, na unidade da pessoa divina do Verbo. Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem… Não faltaram certamente, tensões na celebração daquelas assembléias conciliares. Mas o sentido vivo da fé, corroborado pela graça divina, no final prevaleceu também nos momentos mais críticos. Emergiu, então, com toda a evidência a fecundidade daquela autêntica sinergia eclesial, que o ministério do Sucessor de Pedro é chamado a assegurar, não certamente a mortificar… Caríssimos Irmãos e Irmãs, naquele tempo, como sempre, o caminho da Igreja foi acompanhado pela intercessão materna da Virgem Santa, à qual o Concílio de Éfeso em 431, reconheceu o título de ´Theotòkos´, Mãe de Deus, ressaltando assim que a natureza humana, por ela transmitida a Cristo, pertence Àquele que desde sempre é Filho de Deus´(L’Osservatore Romano n.28 de 13/7/96).

01. Concílio de NICEIA I Data: 20/05 a 25/07 de 325
Papa: Silvestre I (314´335)
Decisões principais:
 A confissão de fé contra Ario: igualdade de natureza do Filho com o Pai. Jesus é ´Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai´.
Fixação da data da Páscoa a ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera (hemisfério norte).
Estabelecimento da ordem de dignidade dos Patriarcados: Roma, Alexandria, Antioquia, Jerusalém.

02. Concílio de CONSTATINOPLA I /Data: maio a junho de 381Papa: Dâmaso I (366´384)

Decisões principais:

´ A confissão da divindade do Espírito Santo, e a condenação do Macedonismo de Macedônio, patriarca de Constantinopla. Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, que é adorado e glorificado com o Pai e o Filho e que falou pelos profetas. Com o Pai e o Filho ele recebe a mesma adoração e a mesma glória (DS 150). Condenação de todos os defensores do arianismo (de Ário) sob quaisquer das suas modalidades. ´A sede de Constantinopla ou Bizâncio (segunda Roma´), recebeu uma preeminência sobre as sedes de Jerusalém, Alexandria e Antioquia.

03. Concílio de ÉFESO  /Data: 22/06 a 17/07 de 431 /Papa: Celestino I (422´432)

Decisões principais:
Cristo é uma só Pessoa e duas naturezas
 Definição do dogma da maternidade divina de Maria, contra Nestório, patriarca de Constantinopla, que foi deposto.
Maria é mãe de Deus THEOTOKOS.
Mãe de Deus não porque o Verbo de Deus tirou dela a sua natureza divina, mas porque é dela que Ele tem o corpo sagrado dotado de uma alma racional , unido ao qual, na sua pessoa, se diz que o Verbo nasceu segundo a carne´. (DS 251)
Condenou o pelagianismo, de Pelágio, que negava os efeitos do pecado original.
 Condenou o messalianismo, que apregoava uma total apatia ou uma Moral indiferentista.

04. Concílio de CALDEDÔNIA /Data: 08/10 a 1º/11 de 451  /Papa: Leão I, o Grande (440´461)

Decisões principais:
´ Afirmação das duas naturezas na única Pessoa de Cristo, contra o monofisismo de Êutiques de Constantinopla. ´Na linha dos santos Padres, ensinamos unanimemente a confessar um só e mesmo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, o mesmo perfeito em divindade e perfeito em humanidade, o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, composto de uma alma racional e de um corpo, consubstancial ao Pai segundo a divindade, consubstancial a nós segundo a humanidade, ´semelhante a nós em tudo com exceção do pecado´(Hb4,15); gerado do Pai antes de todos os séculos segundo a divindade, e nesses últimos dias, para nós e para nossa salvação, nascido da Virgem Maria, Mãe de Deus, segundo a humanidade.
Um só e mesmo Cristo, Senhor, Filho Único que devemos reconhecer em duas naturezas, sem confusão, sem mudanças, sem divisão, sem separação. A diferença das naturezas não é de modo algum suprimida pela sua união, mas antes as propriedades de cada uma são salvaguardadas e reunidas em uma só pessoa e uma só hipóstase. ´(DS 301´302).
´ Condenação da simonia, dos casamentos mistos e das ordenações absolutas (realizada sem que o novo clérigo tivesse determinada função pastoral).



05. Concílio de CONSTANTINOPLA II /Data: 05/05 a 02/07 de 553Papa: Virgílio (537´555)

Decisões principais:

 condenação dos nestorianos Teodoro de Mopsuéstia, Teodoro de Ciro e Ibas de Edessa (Três Capítulos).
´Não há senão uma única hipóstase [ou pessoa], que é Nosso Senhor Jesus Cristo, Um na Trindade… Aquele que foi crucificado na carne, nosso Senhor Jesus Cristo, é verdadeiro Deus, Senhor da glória e Um na Santíssima Trindade (DS 424)
´Toda a economia divina é obra comum das três pessoas divinas. Pois da mesma forma que a Trindade não tem senão uma única e mesma natureza, assim também, não tem senão uma única e mesma operação (DS 421).
´Um Deus e Pai do qual são todas as coisas, um Senhor Jesus Cristo para quem são todas as coisas, um Espírito Santo em quem são todas as coisas´(DS 421).

06. Concílio de CONSTANTINOPLA III /Data: 07/11 de 680 a 16/09 de 681
Papa: Ágato (678´681) e Leão II (662´663)

Decisões principais:
´ Condenação do monotelitismo, heresia defendida pelo patriarca Sérgio de Constantinopla que ensinava haver só a vontade divina em Cristo.
Este Concílio ensinou que Cristo possui duas vontades e duas operações naturais, divinas e humanas, não opostas, mas cooperantes, de sorte que o Verbo feito carne quis humanamente na obediência a seu Pai tudo o que decidiu divinamente com o Pai e o Espírito Santo para a nossa salvação (DS 556´559). A vontade humana de Cristo segue a vontade divina, sem estar em resistência nem em oposição em relação a ela, mas antes sendo subordinada a esta vontade todo poderosa (DS 556; CIC 475).

07. Concílio de NICEIA II  / Data: 24/09 a 23/10 de 787    Papa: Adriano I (772´795)
Decisões principais:
 contra os iconoclastas: há sentido e liceidade na veneração de imagens.
Para proferir sucintamente a nossa profissão de fé, conservamos todas as tradições da Igreja, escritas ou não escritas, que nos têm sido transmitidas sem alteração. Uma delas é a representação pictórica das imagens, que concorda com a pregação da história evangélica, crendo que, de verdade, e não na aparência, o Verbo de Deus se fez homem, o que é também útil e proveitoso, pois as coisas que se iluminam mutuamente têm sem dúvida um significado recíproco (DOC 111).
´Nós definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim as venerandas e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas as imagens do Senhor Deus, dos santos anjos, de todos os santos e justos´ (DS, 600´601).

08. Concílio de CONSTANTINOPLA IV /Data: 05/10 de 869 a 28/02 de 870
Papa: Nicolau I (858´867) e Adriano II (867´872)
Decisões principais:

- extinção do cisma do patriarca de Constantinopla, Fócio, que foi condenado.
- o culto das imagens foi confirmado.

09. Concílio de LATRÃO I /Data: 18/03 a 06/04 de 1123 /Papa: Calixto II (1119´1124)

Decisões principais:
´ confirmação da Concordata de Worms, que assegurava à Igreja plena liberdade na escolha e ordenação dos seus bispos. Fortalecimento da disciplina eclesiástica. Confirmação do celibato sacerdotal.

10. Concílio de LATRÃO II  /Data: abril de 1139/Papa: Inocêncio II (1130´1143)

Decisões principais:
´ o cisma do antipapa Anacleto II.
´ vetou o exercício da medicina e da advocacia pelo clero.
´ rejeitou a usura e o lucro.

11. Concílio de LATRÃO III  /Data: 05 a 19 de março de 1179Papa: Alexandre III ( 1159´1181)

Decisões principais:
´ fixação da necessidade de dois terços dos votos na eleição do Papa, ficando excluído qualquer recurso às autoridades leigas para dirimir dúvidas do processo eleitoral. Rejeição do acúmulo de benefícios ou funções dentro da Igreja por parte de uma mesma pessoa. Recomendação da disciplina da Regra aos monges e cavaleiros regulares, que interferiam indevidamente no governo da Igreja. Condenação das heresias da época, de fundo dualista (catarismo) ou de pobreza mal entendida (a Pattária, o movimento dos Pobres de Lião ou Valdenses)

12. Concílio de LATRÃO IV  /Data: 11 a 30 de novembro de 1215

Papa: Inocêncio III (1198´1216)

Decisões principais:
- a condenação dos albigenses e valdenses;
-condenação dos erros de Joaquim de Fiore, que pregava o fim do mundo para breve, apoiando-se em falsa exegese bíblica; ´ declaração da existência dos demônios como sendo anjos bons que abusaram do seu livre arbítrio pecando;
-Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em sua natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa´ (DS 800).

- a realização de mais uma cruzada para libertar o Santo Sepulcro de Cristo, em Jerusalém, que se achava nas mãos dos mulçumanos;
-a profissão de fé na Eucaristia, tendo sido então usada a palavra transubstanciação.
-a obrigação da confissão e da comunhão anua.
-fixou normas sobre a disciplina e a Liturgia da Igreja.

13. Concílio de LYON I : Data: 28/06 a 17/07 de 1245/ Papa: Inocêncio IV(1243´1254)
Decisões principais: excomunhão e deposição do imperador Frederico II da Alemanha.

14. Concílio de LYON II  Data: 07/05 a 17/07 de 1274  Papa: Gregório X(1271´1276)
Decisões principais:
 procedimentos referentes ao conclave, eleição do Papa em recinto fechado;
 união da Igreja latina com a Igreja grega (Constantinopla)

15. Concílio de VIENA FRANÇA
Data: 16/10 de 1311 a 06/05 de 1312          Papa: Clemente V (1305´1314)

Decisões principais:
Supressão da Ordem dos Templários; contra o modo de viver a pobreza dos franciscanos, chamados Espirituais, que adotavam idéias heréticas sobre a pobreza; condenação do franciscano Pedro Olivi, que admitia no ser humano elementos intermediários entre a alma e o corpo.

16. Concílio de CONSTANÇA
Data: 05/11 de 1414 a 22/04 de 1418. Papas: situação de vários antipapas:
Decisões principais:
resignação do Papa romano, Gregório XII (1405´1415) deposição do anti Papa , João XXIII (1410´1415) em 29/05/1415 ´ deposição do anti Papa avinhense, Benedito XIII (1394´1415) em 26/07/1417 ´ eleição de Martinho V em 11/11/1417 ´ extinção do Grande Cisma do Ocidente (1305´1378); ´ condenação da doutrina de João Hus, João Wiclef e Jerônimo de Praga, precursores de Lutero. ´ decreto relativo à periodicidade dos Concílios; ´ rejeição do conciliarismo (prevalência da autoridade dos concílios sobre o Papa).

17. Concílio de BASILEIA´FERRARA´FLORENÇA; Papa: Eugênio IV (1431´1447)

Datas e locais: em Basileia de 23/07/1431 a 07/05/1437; em Ferrara de 18/09/1437 a 1º/01/1438; em Florença de 16/07/1439; em Roma, a partir de 25/04/1442.

Decisões principais:
reunião com os gregos em 06/07/1439, com os armênios em 22/11/1439, com os jacobistas em 04/02/1442
questões doutrinárias sobre a SS. Trindade:
´O Espírito Santo tem sua essência e seu ser subsistente ao mesmo tempo do Pai e do Filho e procede eternamente de Ambos como de um só Princípio e por uma única expiração… E uma vez que tudo o que é do Pai, o Pai mesmo o deu ao seu Filho Único ao gerá-lo, excetuando o seu ser de Pai, esta própria processão do Espírito Santo a partir do Filho, ele a tem eternamente de Seu Pai que o gerou eternamente. ´ (DS 1300´1301) Tudo é uno [neles] lá onde não se encontra oposição de relação (DS 1330). Por causa dessa unidade o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho.
´ O Pai, o Filho e o Espírito Santo não são três princípios das criaturas, mas um só princípio´(DS 1331).

18. Concílio de LATRÃO V      Data: 10/05/1512 a 16/03/1517
Papas: Julio II (1503´1513) e Leão X (1513´1521).
Decisões principais: ´ contra o concílio sismático de Pisa (1511´1512) ´ decretos de reforma da formação do clero, sobre a pregação, etc. ´ condenou a Sanção de Bourges, declaração que favorecia a criação de uma Igreja Nacional da França. Assinatura de uma Concordata que regulamentava as relações entre a Santa Sé e a França. Condenação da tese segundo a qual a alma humana é mortal e uma só para toda a humanidade, de Pietro Pomponazzi. Exigência do Imprimatur para os livros que versassem sobre a fé ou teologia.

19. Concílio de TRENTO
Data: 13/12/1545 a 04/12/1563 (em três períodos) Papas: Paulo II (1534´1549) ; Júlio III (1550´1555) e Pio IV (1559´1565)
Decisões principais: ´ contra a Reforma de Lutero; ´ doutrina sobre a Escritura e a Tradição: reafirmação do Cânon das Sagradas Escrituras e declarou a Vulgata isenta de erros teológicos. Doutrina do pecado original, justificação, os sacramentos e a missa, a veneração e invocação dos santos, Eucaristia, purgatório, indulgências, etc. decretos de reforma. Quando Deus toca o coração do homem pela iluminação do Espírito Santo, o homem não é insensível a tal inspiração que pode também rejeitar; e, no entanto, ele não pode tampouco, sem a graça divina, chegar, pela vontade livre à justiça diante dele (DS 1525). Tendo recebido de Cristo o poder de conferir indulgências, já nos tempos antiqüíssimos usou a Igreja desse poder, que divinamente lhe fora doado… ´(DS, 1935). Na Sessão VI, cânon 30, afirmou: Se alguém disser que a todo pecador penitente, que recebeu a graça da justificação, é de tal modo perdoada a ofensa e desfeita e abolida a obrigação à pena eterna, que não lhe fica obrigação alguma de pena temporal a pagar, seja neste mundo ou no outro, purgatório, antes que lhe possam ser abertas às portas para o reino dos céus seja excomungado. ´(DS 1580, 1689,1693) A Igreja ensina e ordena que o uso das indulgências, particularmente salutar ao povo cristão e aprovado pela autoridade dos santos concílios, seja conservado na Igreja, e fere com o anátema aos que afirmam serem inúteis as indulgências e negam à Igreja o poder de concedê-las (Decreto sobre as Indulgências). Fiéis à doutrina das Sagradas Escrituras, às tradições apostólicas. e ao sentimento unânime dos padres, professamos que os sacramentos da nova lei foram todos instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo (DS 1600´1601) ´No santíssimo sacramento da Eucaristia, estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente, o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo´(DS 1651).

20. Concílio VATICANO           Data: 08/12/1869a 18/07/1870
Papa: Pio IX (1846´1878)Decisões principais: ´ Constituição dogmática Dei Filius , sobre a fé católica, ´ Constituição Dogmática Pastor Aeternus, sobre o primado e a infalibilidade do Papa quando se pronuncia ´ex´catedra´, em assuntos de fé e de Moral. Questões doutrinárias. Este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua virtude onipotente, não para adquirir nova felicidade ou para aumentá´la, mas a fim de manifestar a sua perfeição pelos bens que prodigaliza às criaturas, com vontade plenamente livre, criou simultaneamente no início do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal´ (DS 3002). O mundo foi criado para a glória de Deus (DS 3025). Cremos que Deus não precisa de nada preexistente nem de nenhuma ajuda para criar (DS 3022). A criação também não é uma emanação necessária da substância divina (DS 3023´3024).´Deus cria livremente do nada´ (DS 3025). Deus conserva e governa com sua providência tudo que criou, ela se estende com vigor de um extremo ao outro e governa o universo com suavidade (Sb8,1).(DS 3003) ´A Santa Igreja, nossa mãe, sustenta e ensina que Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razão humana a partir das coisas criadas´(DS 3004).

21. Concílio VATICANO II                   Data: 11/10/1962 a 07/12/1965
Papas: João XXIII (1958´1963) e Paulo VI (1963´1978)
Decisões principais:
Procuremos apresentar aos homens de nosso tempo, íntegra e pura, a verdade de Deus de tal maneira que eles a possam compreender e a ela espontaneamente assentir. Pois somos Pastores… ´ (João XXIII aos padres conciliares, na homilia de abertura do concílio). Sobre a importância do Concílio Vaticano II, disse o Papa João Paulo II, em 15/10/1995: Na história dos Concílios, ele reveste uma fisionomia muito singular. Nos Concílios precedentes, com efeito, o tema e a ocasião da celebração tinham sido dados por particulares problemas doutrinais ou pastorais. o Concílio Ecumênico Vaticano II quis ser um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo. A essa reflexão impelia´a a necessidade de uma fidelidade cada vez maior ao seu Senhor. Mas o impulso vinha também das grandes mudanças do mundo contemporâneo, que, como sinais dos tempos, exigiam ser decifradas à luz da Palavra de Deus. Foi mérito de João XXIII não só ter convocado o Concílio, mas também ter´lhe dado o tom da esperança, tomando as distâncias dos profetas de desventura e confirmando a própria e indômita confiança na ação de Deus. Graças ao sopro do Espírito Santo, o Concílio lançou as bases de uma nova primavera da Igreja. Ele não marcou a ruptura com o passado, mas soube valorizar o patrimônio da inteira tradição eclesial, para orientar os fiéis na resposta aos desafios da nossa época. À distância de trinta anos, é mais do que nunca necessário retornar àquele momento de graça. Como pedi na Carta Apostólica Tertio milennio adveniente (n.36) entre os pontos de um irrenunciável exame de consciência, que deve envolver todas as componentes da Igreja, não pode deixar de haver a pergunta: quanto da mensagem conciliara passou para a vida, as intituições e o estilo da Igreja. Já no Sínodo dos Bispos de 1985 [sobre o Concílio] foi posto um análogo interrogativo. Ele continua válido ainda hoje, e obriga antes de mais a reler o Concíllio, para dele recolher integralmente as indicações e assimilar o seu espírito… A história testemunha que os Concílios tiveram necessidade de tempo para produzir os seus frutos. Contudo, muito depende de nós, com a ajuda da graça de Deus. ´ (L’Osservatore Romano, 15/10/95)

Documentos promulgados:
1´ Constituição Dogmática sobre a Igreja (Lumen Gentium)
2 ´ Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina (Dei Verbum)
3 ´ Constituição Pastoral sobre a Igreja e o mundo de hoje (Gaudium et Spes)
4 ´ Constituição Dogmática Sobre a Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Concilium)
5 ´ Decreto sobre o Ecumenismo ( Unitatis Redintegratio).
6 ´ Decreto sobre as Igrejas Orientais Católicas (Orientalium Ecclesiarum).
7 ´ Decreto sobre a Atividade Missionária da Igreja (Ad Gentes).
8 ´ Decreto sobre o Munus Pastoral dos Bispos na Igreja (Christus Dominus).
9 ´ Decreto sobre o Ministério e a Vida dos Presbíteros (Presbyterorum Ordinis).
10 ´ Decreto sobre a Atualização dos Religiosos (Perfectae Caritatis).
11´ Decreto sobre a Formação Sacerdotal (Optatam Totius).
12 ´Decreto sobre o Apostolados dos Leigos (Apostolicam Actuositatem)
13 ´ Decreto sobre os Meios de Comunicação Social (Inter Mirifica).
14 ´ Declaração sobre a Educação Cristã (Gravissimum Educationis)
15 ´ Declaração sobre a Liberdade Religiosa (Dignitates Humanae).
16  .Declaração sobre as Relações da Igreja com as Religiões não´Cristãs (Nostra Aetate).

POR DELECAMPIO JOSÉ MENASSA

DO Livro: A MINHA IGREJA DO Prof. Felipe de Aquino

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ANGELUS

Praça São Pedro, Domingo, 16 de Junho

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Queridos irmãos e irmãs,

Ao término desta Eucaristia dedicada ao Evangelho da Vida, tenho o prazer de recordar que ontem, em Carpi, foi proclamado Beato Odoardo Focherrini, esposo e pai de sete filhos, jornalista. Capturado e encarcerado por causa de sua fé católica, morreu no campo de concentração de Hersbruck em 1944, aos 37 anos. Salvou muitos hebreus da perseguição nazista. Junto com a Igreja presente em Carpi, demos graças a Deus por essa testemunha do Evangelho da Vida!
Agradeço de coração a todos vocês que vieram a Roma e de tantas partes da Itália e do mundo, em particular as famílias e todos que trabalham mais diretamente pela promoção e proteção da vida.
Saúdo cordialmente os 150 membros da Associação “Grávida” – Argentina, reunidos na cidade de Pilar. Muito obrigado pelo que fazem! Coragem e sigam adiante!
Enfim, saúdo os numerosos participantes do encontro de motociclistas Harley-Davidson e o do Motoclub Polícia de Estado.
Dirijamo-nos agora à Maria, confiando cada vida humana, especialmente as mais frágeis, indefesas e ameaçadas, à sua materna proteção.

sábado, 15 de junho de 2013

Testemunho Laíne Rocha

Ótimo sábado a todos!
e como virou costume...sábado é dia de quê?! de verificar o testemunho dos Servos da Rcc Divinópolis!
E como hoje não podia ser diferente, temos o testemunho de outra Ministeriada da Dança!
(Agradecemos o comprometimento junto à Evangelização destes que se empenham pela causa de Cristo referente a este projeto).

"Olá galerinha de Deus! :D
      Primeiramente, quero parabenizar a RCC por está dando essa oportunidade das pessoas dar seu testemunho. Como diz a frase "Palavras convencem, testemunhos arrastam!" e sempre quis testemunhar o que eu considero milagre na minha vida.
   
Meu nome é Laíne Izabel Santos Rocha (mais conhecida como a “menina do cabelo vermelho” kk), tenho 18 anos. Sirvo na Renovação Carismática desde início de 2011, onde o grupo que sirvo é o Força em Cristo (FEC), que hoje auxilio a Bianca Guimarães na equipe de dança e sou uma das coordenadoras da dança na Diocese.
   
 Bom, tudo começou quando fui participar do grupo FEC, por tanto uma amiga falar, me interessei e fui ver o que realmente acontecia por lá. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a dança, porque já dançava, e foi o meu primeiro chamado; lembro que estava a Paloma e o Gustavo dançando e o Paulo Jacques pediu pra pegar alguém do povo pra dançar lá na frente, e quem o Gustavo escolheu? Sim, eu mesma kk. Isso me chamou muita atenção, e pelo fato de que era muito tímida e o povo era muito louco também! Desde então, comecei a frequentar o FEC, e por um amigo em comum, comecei a fazer amizade com os servos do grupo e veio o convite para participar das reuniões.
 
 Quando comecei a participar das reuniões, tinha 15 anos, e tive uma pré-adolescência/adolescência muito revoltada, por meus pais terem se separado quando tinha 11 anos, e eu era muito grudada com meu pai, e já não o via a 5 anos; e percebi que isso era barreira da graça de Deus sob minha vida. Nos momentos de cura ou de pedir uma graça, sempre pedia pra Deus trazer o meu pai de volta pra mim; só pedia isso. E nisso foi um processo de cura individual, um amadurecimento na fé e tudo mais.
 
  Quando num belo dia, quem me liga? Sim, meu pai. Fiquei tão feliz, não sei como ele conseguiu meu numero, como ele teve coragem depois de tudo que aconteceu nesse período, mas só consegui pensar no tanto que Deus é bom para comigo! E o que mais me deixou feliz, foi saber que meu pai estava servindo a Deus, através da Santa Missa, o que antes ele chamava de "palavrões". O tanto que Deus operou na vida dele! Bom, esse foi o milagre na minha vida! O que parecia impossível, Deus tornou possível!
 
 Desde então, não parei mais de servir; não por Deus ter realizado um milagre na minha vida. mas porque entendi a tua grandeza, a sua infinita misericórdia para conosco! Nesses 2 anos de caminhada, Ele me proporcionou muitas coisas, experiências, me capacitou no meu ministério e me confiou e confia muitas coisas. Sendo em retiros, G.O.J, missão e etc. Graças a Deus e a RCC , pude amadurecer minha fé, crescer como pessoa, fazer amizades verdadeiras, que levarei pra vida toda; aprendi muitas coisas.
 
 Quando você pedir, creia, mesmo não vendo, que Deus está operando! Porque Ele está.
      Um trecho de uma música que levo comigo, que me tocou bastante: "Onde estaria eu, se não fosse o Teu amor Senhor?"
      A maior alegria é viver pra Cristo, com Cristo e em Cristo! E quando tiver meus filhos e netos, contarei com orgulho que fiz parte da geração de adoradores! \o

A Paz de Jesus. "

Laíne Rocha - Grupo de Oração Força em Cristo



A "menina do cabelo Vermelho" junto aos seus irmãos do Força em Cristo servindo no Congresso Jovens em Renovação: "Eu sou Livre" do ano de 2012


A Galera do Fec reunida! Amizade em Deus, sustendo na caminhada! 


 Laíne, Sara, Júnia e Joca de Moisés do deserto



"As meninas do Fec" em um momento de descontração e de vivência fraterna.



























quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Inferno, ninguém mais tem medo de ir pra lá.

Por D. Estêvão Bettencourt

A razão por que muitos em nossos tempos não acreditam no inferno, é que nunca tiveram explicação exata do que ele significa: é frequente conceber-se o inferno como castigo que Deus inflige de maneira mais ou menos arbitrária, como se desejasse impor-se vingativamente como Soberano Senhor; o réprobo seria atormentado maldosamente por demônios de chifres horrendos, em meio a um incêndio de chamas, etc. — Não admira que muitos julguem tais concepções inventadas apenas para incutir medo ; não seriam compatíveis com a noção de um Deus Bom.



Na verdade, o inferno não é mais do que a consequência lógica de um ato que o homem realiza de maneira consciente e deliberada aqui na terra; é o indivíduo quem se coloca no inferno (este vem a ser primariamente um estado de alma; vão seria preocupar-se com a sua topografia) ; não é Deus quem, por efeito de um decreto arbitrário, para lá manda a criatura, É o que passamos a ver.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Namoro Santo, um Relacionamento a Três!

 Atualmente tem sido muito comum encontrar jovens feridos, insatisfeitos e até decepcionados com o namoro. Que razão pode haver para tanto descontentamento? Será que o amor verdadeiro é uma ilusão? 

Na verdade, de uma forma sorrateira, a mentalidade hedonista – da busca do prazer pelo simples prazer – do mundo de hoje tem privado a muitos de conhecer e experimentar a beleza do autêntico amor humano, dom de Deus. Tem feito especialmente nossos jovens chamarem de amor o que não passa de uma frágil atração física. Tem nos ensinado que homem e mulher precisam constantemente medir forças, que temos de tirar algum proveito do outro e mais algumas aberrações... O grande problema é que esse tipo de relacionamento está muito longe do que Deus pensa sobre o namoro e é definitivamente incapaz de satisfazer a alma humana. 

Se eu fosse um pokemon....


terça-feira, 11 de junho de 2013

"De frente com...." Mais informações!

Talvez você esteja se perguntando...O quê que esse povo "tá " arrumando agora?!

Nós explicamos!
Em breve, você caro leitor assíduo e fiel do Rcc Divi, vai poder conferir entrevistas com os Servos do Movimento, aqueles que estão a frente de algum Ministério, ou de algum Projeto, aqueles que tem boas histórias pra contar, etc, etc.

Como vai funcionar?
Se algum dia, você receber algum e-mail do rccdivi@gmail.com com o seguinte assunto no e-mail..."Parabéns você foi sorteado" saiba que....Não é um Smartphone, muito menos um I-phone, mas será ainda melhor! o Felizardo será convidado para um bate papo, uma entrevista, se sentir importante um tiquinho, e manifestar e compartilhar um pouco da sua trajetória de vida, os momentos marcantes, as aventuras, as dificuldades, tudo aquilo que for construtivo...

Com essa nova empreitada não estamos negligenciando o "Testemunhe!" mas apenas incorporando, e dando uma cara nova, desenvolver, e aprimorar aquilo que o Espírito Santo tem nos inspirado.

Não haverá a gravação em áudio, tudo será digitado.
Vai transcorrer da seguinte maneira, o servo, que preencheu o seu nome, naquela ficha que o Joca passou no início do ano ( lembra? já entregou a sua?) de cadastramento dos servos, pois bem, ela será um requisito pra ser "contemplado" e agente pode conhecer mais a fundo a sua história, você vai baixar o arquivo em Word no seu computador, vai responder as perguntas do seu jeito, não precisa se preocupar com o tamanho, se é grande ou pequeno, os erros de português, não se preocupe. Depois de preencher essa folha nos envie de volta, ou caso se quiser responder as perguntas e manda-las como mensagem mesmo, também não tem problema.

O problema é se fazer omisso, se caso não tiver vontade, não estiver afim de responder tal pergunta, sinta-se livre. O importante é o bem estar dos Servos, e a ação protagonista de cada um.

Paz e Fogo!

Cotidiano do Carismático!



segunda-feira, 10 de junho de 2013

A VOZ DO PAPA: Sagrado Coração de Jesus

ANGELUS

Praça São Pedro, Domingo, 16 de Junho

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Queridos irmãos e irmãs,

Ao término desta Eucaristia dedicada ao Evangelho da Vida, tenho o prazer de recordar que ontem, em Carpi, foi proclamado Beato Odoardo Focherrini, esposo e pai de sete filhos, jornalista. Capturado e encarcerado por causa de sua fé católica, morreu no campo de concentração de Hersbruck em 1944, aos 37 anos. Salvou muitos hebreus da perseguição nazista. Junto com a Igreja presente em Carpi, demos graças a Deus por essa testemunha do Evangelho da Vida!
Agradeço de coração a todos vocês que vieram a Roma e de tantas partes da Itália e do mundo, em particular as famílias e todos que trabalham mais diretamente pela promoção e proteção da vida.
Saúdo cordialmente os 150 membros da Associação “Grávida” – Argentina, reunidos na cidade de Pilar. Muito obrigado pelo que fazem! Coragem e sigam adiante!
Enfim, saúdo os numerosos participantes do encontro de motociclistas Harley-Davidson e o do Motoclub Polícia de Estado.
Dirijamo-nos agora à Maria, confiando cada vida humana, especialmente as mais frágeis, indefesas e ameaçadas, à sua materna proteção.

aguardem mais uma do Ministério de dança!


sábado, 8 de junho de 2013

Testemunho da Paloma Fernanda

Ô Glória!!
Estamos já no 4º Episódio da Saga Testemunhos!
E neste sábado trazemos o Testemunho de uma serva que já caminha a bastante tempo!
Assessora da Dança dentro do Ministério de Música e Artes Diocesano, e serve no Grupo de Oração Universitário, o GOU Arkanjos!

Confiram->
"Uooooooooow!!!
A paz de Jesus esteja com todos vocês!

Meu nome é Paloma Fernanda Rodrigues Campos, tenho 19 anos até o dia 21 de junho (hihi), sou filha única (por enquanto... rsrs), sirvo a Renovação Carismática Católica desde o ano de 2008 onde meu primeiro grupo de oração foi o FEC (Força em Cristo), hoje devido minha realidade de universitária, sirvo no Grupo de Oração Universitário Arcanjos na Funedi/UEMG/Inesp e assessoro a dança na diocese...

Bom, tudo começou quando uma colega minha me convidou pra participar de um encontro de Crisma em 2008 na Paróquia Nossa Senhora da Guia. Ela iria crismar naquele ano e eu já havia crismado no ano anterior. Ela não queria ir sozinha e me chamou pra ir com ela.. eu não queria ir de jeito nenhum! Mas aí ela insistiu tanto comigo, pagou pra eu ir e eu acabei indo.. rsrs.

Chegamos lá e quem estava tocando??? ”Os menino do FEC”!!! Aí acabou o encontro da crisma e o pessoal do FEC (Força em Cristo) convidou a gente pra participar do grupo de oração na terça-feira. Eu não queria ir, e a minha colega mais uma vez insistiu pra eu ir! Não porque ela queria ir no grupo, mas é porque tinha uns rapazes bem bonitinhos lá (hehe).. aí eu fui né?!

Nesse dia, o Léo no momento de oração disse uma coisa que marcou minha vida e que guardo como a palavra da minha conversão: “Deus ama você do jeito que você é!” e essa frase na vida de quem é tímida e se sentia sozinha demais, tem um efeito muito grande! Por ser filha única, viver numa realidade de muitas brigas familiares e se sentir um tanto excluída na roda de amigos.. eu já carregava um histórico de carência... e pra suprir minhas carências eu, mesmo na minha timidez, tentava aparecer de alguma forma (dançando músicas mais sensuais, fazendo gracinha, dando uma de marrenta na escola..) aí ouvir que Deus me ama como eu sou, mudou totalmente os rumos da minha vida!

Depois disso tínhamos feito grupos de partilha e depois um membro do grupo deveria ir à frente e falar o que o grupo havia concluído.. quem que foi ‘forçada’ a ir falar lá na frente? Eu mesma. Nosso tema era sobre adquirir bens externos excessivamente, sendo que não vamos levar nada disso na hora da morte. Eu lembro que fui a última a falar e assim que peguei no microfone, todo mundo começou a rir de mim porque me acharam engraçada (rsrs) naquele meu jeitão de marrenta: “Então gente, o negócio é o seguinte!” aí o Léo novamente falou: “Tá vendo gente! Deus nos ama assim mesmo, do jeito que a gente é!”.
Depois disso, o Juan (antigo coordenador do FEC) convidou a gente pra participar da reunião de servos que na época foi na quinta-feira.. aí já nem foi minha colega que me chamou, mas eu mesma que a chamei!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Amigos de Deus

O Livro indicado do dia é para quem quer aprofundar sua Intimidade com o Senhor, o livro da vez é o:
"Amigos de Deus".

O livro traz orientações para a intimidade com Deus através da vivência das práticas Espirituais como:Adoração ao Santíssimo Sacramento, A Oração, O Sacramento da Reconciliação, A Leitura Orante da Palavra, O Rosário e por fim o Jejum. O Livro traz um conteúdo sólido sobre cada tema, o que a Igreja ensina sobre, a Origem de determinadas práticas, o significado dos nomes, e claro, como praticar de forma correta e mais frutuosa cada prática.

Com toda certeza, depois desse "manual" de prática da Amizade com Deus, a nossa vida de oração tende a dar um salto enorme!

Este Livro está à disposição para o Servos da Renovação Carismática Católica de Divinópolis na Biblioteca da RCC.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A Voz do Papa

Novo Projeto em que consiste em trazer há nossa realidade as santas palavras de nosso Pastor, o Vigário de Cristo.
Por isso, todas as segundas-feiras acompanhe o que o nosso querido "chiquin" está nos direcionando, não somente com as suas palavras, mas também com sua própria vida!

Bora Representar Divinópolis pra toda a Nação?


domingo, 2 de junho de 2013

E.M.F.A.S. 02/06 - Manhã de Avivamento

Todo primeiro Final de semana tem o quê?
Tem EMFAS!

E neste primeiro Domingo do Mês de Junho não foi diferente. Todos os servos da Renovação Carismática Católica de Divinópolis se reuniram para rezarem em unidade.
Com um profundo momento de silêncio, os Servos escutaram a voz de Deus, e deixaram que o Espírito Santo nos curasse de todo desamino, preguiça e insatisfação.
Depois da Adoração o Joca ministrou a Palavra, e trouxe um sólido conteúdo formativo para todos os Servos. Ele aprofundou na questão da Tibieza Espiritual.
Primeiro deixou bem claro que não são as pessoas que nos perseguem, mas sim o Espírito maligno, tantas vezes nos deparamos com situações de perseguição, não vemos nossa caminhada ir pra frente, não vemos frutos de conversão, sempre deparamos com barreiras, e tudo isso vai nos causando um sentimento de Insatisfação Ministerial, e logo necessitamos urgentemente de Cura Interior, pois tudo isso nos trava. Por isso essa nova gestão da Renovação Carismática está buscando adentrar e chegar nas raízes dos problemas que assolam a RCC.
 Se Deus nos concedeu 5 sentidos, o tato, o olfato, a audição, a visão e o paladar. Foi para que pudéssemos experimentar o mundo físico, material. Tudo isso para que possamos aproveitar as coisas que Deus criou da forma correta, como Ele desejou e planejou.

Existem 2 Tipos de Tibieza:

A Inevitável, que nem os santos conseguiam escapar, pois abrange as faltas sem plena deliberação. Pois esta está ligada a natureza do homem, pode ser uma distração durante a oração, palavras fúteis, uma vã curiosidade, desejo de se mostrar aos outros, gosto por comer e beber, movimentos ligados à sexualidade.

A Evitável , é o que impede a nossa santificação, como cometer pecados veniais refletidos. Como Santa Terezinha nos dizia:"Que Deus nos livre de pecados pequenos, mentiras, reclamações, ressentimentos, caçoamento, palavras picantes, antipatias, vaidades, afeições desordenadas, estas são como vermes que não se deixam conhecer até roer as nossas Virtudes."

Por causa da Tibieza, uma alma não consegue caminhar
 sob a Luz de Deus, causa uma cegueira Espiritual.


Uma Alma que não tem disciplina não consegue alcançar a Santidade!
Uma rotina de Oração gera Disciplina em Deus que gera Santidade.

Agora iremos citar o Remédio contra a Tibieza:

  • Clamor ao Espírito Santo
  • Desejo de Santidade
  • Meditação na Palavra
  • Comunhão Frequente
  • Vida de Oração


   Confira as Fotos
Clicando em Mais Informações!

sábado, 1 de junho de 2013

O que é um Ministério?

“Foi o Concílio Vaticano II (1962-1965) quem, de maneira inspirada e mais profética que sistemática, enfatizou que, a Igreja, para ser autenticamente evangélica e continuar a missão de Cristo, precisa estar inteiramente voltada para o serviço, havendo de ser toda ministerial, considerando a distribuição desses serviços (ou ministérios) como tese fundamental e condição essencial da sua fidelidade ao Evangelho.

Tanto nos documentos papais como naqueles das conferências episcopais e escritos após o Concílio, pode-se afirmar que foi com certa ‘prudente morosidade' que o assunto foi sendo tratado, e assim mesmo, a princípio, considerando acentuadamente mais os ministérios tidos como hierárquicos (conferidos pelo sacramento da Ordem) do que os ministérios em sua concepção de destinados a todos, na Igreja.”

“Aos poucos, porém, a reflexão foi despertando interesse entre os teólogos e estudiosos do mundo todo, ganhando corpo e espaço nos escritos da produção literária e religiosa em geral.

Qual o Presente da Renovação Carismática Católica para a cidade do Divino Espírito Santo?

Hoje, 1º de Junho, dia do Aniversário da cidade Divinópolis, que este ano completa 101 anos de idade...É certo que em datas comemorativas como a de um aniversário se presenteie o aniversariante. A grande pergunta é o que Nós, Renovação Carismática Católica Divinópolis vamos presentear a nossa querida cidade.
É costume de todos carismático, convidar todos os seus irmãos de caminhada para a sua festa de aniversário, chama tudo quanto é povo, e não tem problema se é o primeiro dia da pessoa dentro do Grupo de Oração, o importante que este já faz parte da Família. Toda vez que somos chamados a participar de um aniversário, os maios novos dizem que não podem participar da festa pois não tiveram condições financeira para comprar o presente...Aí os que caminham a um pouco mais de tempo, sempre dizem que o presente do Carismático é a Oração.

E não poderia ser diferente com a nossa cidade, há sim uma grande necessidade de oração pela nossa cidade, quantos jovens estão presos ao Crack no pontilhão do Niterói? quantas pessoas correm risco de vida nos bairros mais violentos? Quantas pessoas perdem a vida por causa do Álcool

A nossa missão como Cristãos Católicos Apostólicos Romanos, pertencentes ao Movimento Eclesial denominado Renovação Carismática Católica é fazer que Divinópolis não seja mais conhecida e reconhecida como a cidade da festa da cerveja, nas boates, das casas noturnas, da festa a fantasia, mas trazer de fato o reconhecimento de que Divinópolis é a cidade do Divino Espírito Santo!


Testemunho da Mariana Lima

Terceiro Testemunho
Hoje estamos trazendo o Testemunho de vida da Mariana Lima

"Bom... Vamos começar...
Não me lembro o ano, mas foi no retiro Adoradores por Excelência.
Minha família é católica praticante e sempre ia a igreja aos domingos. Mas era muito engraçado, eu ia à Missa, mas nem o Pai-Nosso eu rezava... Ja viram isso??? rsrs Em 2008 participei do retiro Getsemâni e Deus começou agir! Logo depois, o Thiago Marques que já me conhecia, me chamou para ajudar no retiro Adoradores, e eu fui... Ajudei na acolhida. No sábado teve uma pregação do Wendel, o tema era "O nosso General é Cristo", e quem conheceu o pregador, sabe como era "fogo puro"... No momento de oração, o Espirito Santo veio com tudo!!! Chorei tanto, mas tantooo... Acabou o momento de oração e eu ainda chorava! Mas sentia uma sensação de leveza inexplicável. Lembro que uma senhora da cozinha me deu água e perguntou se eu estava chorando por me sentir bem ou mal, ela falou que se me sentisse bem, não tinha problema, que era o Espirito Santo! Oooh glóriaa! A partir daí não larguei mais a RCC... Ela me fez conhecer mais nossa Igreja e a amá-la mais! Aaaah, agora rezo o Pai-Nosso tá! Kkkk"

Top Five